terça-feira, 25 de maio de 2010

Os impactos das novas mídias no modelo de comunicação

Os jornais impressos irão migrar para a internet? Vamos ter um jornalismo 100% digital? Com estas questões provocativas o Ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) abriu o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, nesta terça-feira (25/05), dando um panorama do que será discutido nos próximos quatro dias do evento e que o Jornal da Comunicação, da Mega Brasil está cobrindo oficialmente, com matérias elaboradas pela equipe já apresentada aqui.

Realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, até sexta-feira, dia 28, o “Congresso 3 em 1” bateu todos os recordes, seja em número de participantes, quanto de atividades programadas e de palestrantes.

“São mil profissionais participando de sessenta atividades, entre conferências, palestras (sete internacionais), wokshops, cursos e três eventos inéditos, além das setenta organizações que estão nos apoiando”, comemorou Marco Rossi, um dos sócio-diretores da Mega Brasil Comunicação. Nada mais apropriado para um encontro que se propõe a fazer um ciclo de completo de comunicação e oferecer ao mercado o que existe de mais moderno na indústria da informação, completou Eduardo Ribeiro, o outro.

Durante a Conferência Magna de Abertura, intitulada A Comunicação Digital e seus impactos na sociedade e no jornalismo, o Ministro Franklin Martins também destacou que os meios digitais estão ampliando o cenário da comunicação, mas a questão é avaliar o quanto as novas mídias online afetam os pilares da comunicação. Na avaliação do ministro, o grande problema é que as pessoas que fazem o jornalismo hoje ainda são formadas pensando na mídia impressa e fazem, na internet, uma extensão do que é publicado em papel. “O conteúdo que encontramos na mídia digital hoje nada mais é do que uma reprodução da mídia impressa, com todos os seus modelos e formas”, destacou.

Segundo Martins, desde sempre a indústria da comunicação produz informação para a massa consumidora e esse novo modelo digital provoca mudanças neste relacionamento. Hoje, existem vários canais de informação que permitem à população participar ativamente do processo de formação da notícia. “Dessa forma, o jornalismo passa a ser uma atividade pública e não privada. E precisamos desses espaços públicos para produzir a informação.” finalizou. (Texto de Ana Gabriela Craveiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após moderação. Agradecemos pela participação. Equipe de Redação!