VPda Weber Shandwick para a América Latina, onde está desde 2000, Laura Schoen,volta ao Brasil para integrar o time de palestrantes internacionais do Congresso Mega Brasil de Comunicação2011, depois de ter participado da mesa em 2007.
Jornalista, com mestrado em International Relations pela Universidade da Pensylvania, vem a convite da S2Publicom.
Acompanhe a seguir a entrevista exclusiva ao blog do #congresso3em1 sobre este retorno, a relação Brasil/outros países na área de Comunicação e suas expectativas quanto à sustentabilidade mundial.
Blog: Como foi seu início de carreira de jornalista e relações públicas aqui? Conte-nos um pouco sobre quem é Laura Schoen.
R: Tive muita sorte, porque estudei no Rio, com um grupo excepcional de profissionais, entre eles Amelia Lacombe, Armando Diniz, Armando Stronzenberg e Ana Arruda. Também estudamos em um local que, por ter recebido aporte de uma multinacional de eletrônicos, nos permitiu trabalhar com os melhores equipamentos, e um estúdio de televisão que era o sonho de todo aspirante a jornalista! Ainda me lembro de minha experiência universitária positiva, com contato com vários dos meus professores e colegas.
Blog: Como você vê o Brasil agora no contexto da comunicação, jornalismo e relações públicas, desde então -, especialmente depois de viver tantos anos fora do Brasil?
R: Acho que o Brasil aconteceu em todos os aspectos! A comunicação também mudou para melhor. O único aspecto que eu acho que o Brasil precisa melhorar é na área de desenvolvimento de orientações sobre ética profissional e transparência.Blog: Em 2007, você também participou do Congresso. Naquela época, as mídias socias ainda não estavam na agenda atual como agora “comandam” nosso mercado, em todo mundo. Qual o assunto que você vai abordar nesta edição do Congresso e quais suas expectativas em termos de Brasil, hoje, o País emergente que mais tem chamado a atenção do mundo, depois da a administração Lula, e agora com uma mulher no comando da nossa Presidência?
R: Estou orgulhosa do fato de que termos uma mulher com background impressionante no poder. Eu também a respeito pela enorme força que ela demonstrou como uma jovem ativista política. No #congresso3em1, falarei sobre marcas mundiais - Global Brands - assunto fascinante quando você imagina que as pessoas ao redor do mundo que, aparentemente, não têm nada em comum gravitam ao redor das mesmas marcas. Minha expectativa é a de encontrarmos uma forma de transformar marcas globais em uma ferramenta para a paz.
Blog: Como a área de Global Health tem reagido às mudanças dos últimos com os fenômenos # SM e como você acha que isso também pode ser incluído na agenda do desenvolvimento sustentável para um mundo melhor?
R: A saúde é uma preocupação global. O ambiente e a distribuição de riqueza têm um impacto dramático sobre as estatísticas de saúde. A agenda para um mundo mais saudável deve integrar a oportunidade de uma vida melhor e o respeito ao meio ambiente. Nenhum país tem encontrado o equilíbrio perfeito, mas com o envelhecimento global da população, é uma das principais prioridades.