Conversar ou trocar mensagens com Graça é viajar por um mundo lisérgico e cheio de citações filosóficas de antropólogos, cientistas políticos, comunicólogos, pessoas que fazem e fizeram diferença e deixaram suas marcas no mundo. Ao seu vasto conhecimento e incrível velocidade de associações e mesclas, Graça alia uma simplicidade que destoa de tanta senioridade. Dizendo-se honrada pelo convite do Marco Rossi para o Congresso MegaBrasil no ano passado, ficou extremamente satisfeita com a repercussão de sua palestra, na ocasião abordando o novo homem acoplado às inovações contemporâneas. "Agora, como conferencista, serei ainda mais densa, escafândrica e provocativa", disse.
É dela a responsabilidade de conduzir a segunda de seis conferências que o Congresso Mega Brasil de Comunicação vai apresentar este ano, no dia 23 de abril, das 18h20 às 19h10. Sob o título Novos Paradigmas - Humanidade e tecnologia: morrer está fora de moda, ela vai relacionar seres com máquinas com sentimentos com cognições e com o futuro. "Afinal, ainda existimos como seres humanos?!", pergunta, durante a entrevista concedida com exclusividade a este blog. "Estou superfeliz em participar novamente deste megassucesso que é o #congresso4em1, onde aterrissarei com meus dois corações batendo em ritmo de rumba terrestre latino-americana, tamanhos são os cardio-eflúvios que já também acometem meu delicado e levitante ciber-espirito!" Para quem ainda não teve a chance de assistir a alguma aula, palestra ou conferência, vale a pena conhecer alguns dos pensamentos compartilhados por esta diva das tendências em marketing e comunicação:
- Cada vez mais recorreremos a histórias, narrativas contadas em várias plataformas midiáticas, para estruturarmos e consolidarmos o branding, a imagem de nossas empresas e produtos e as experiências que possamos vivenciar por eles oferecida.
- O mundo é mobile, as telas se multiplicam, mergulhamos nas “visualidades” e suas iconofagias, conceituamos nossos approachs valendo-nos da semiótica.
- Tudo muda, o ser humano muda, de consumidor passou a prosumidor e hoje tangencia a categoria de presumidor, antecipando-se às tendências que se anunciam constantemente.
- A ecologia e a sustentabilidade se integrarão firmemente como práxis às corporações tanto na comunicação endógena com os colaboradores, como exógena junto a clientes e fornecedores.
- Hoje ainda a gamificação assoma como ferramenta de agilização de entrosamento e produtividade entre equipes e áreas distintas em uma corporação.
- O neuromkt procura detectar intenções de consumo e demandas ainda não apontadas pelos consumidores atuais.
- O big data visa crescentemente escanear desejos e necessidades de públicos –alvo distantes.
- Ao mesmo tempo em que o próprio consumidor favorita e define suas exigências pois seu poder de avaliação e escolhas é inegável.