terça-feira, 12 de abril de 2011

Alcoa, Sabesp e Vale juntam-se a GM/Brasil e Grupo Boticário: é o time de patrocinadores master

General Motors do Brasil e o Grupo Boticário foram as primeiras a confirmar sua participação como patrocinadoras Master no #congresso3em1. Ao clicar em cada uma das marcas é possível ler as entrevistas com os respectivos responsáveis pelas áreas de Comunicação Corporativa.  Eles revelaram os motivos pelos quais assumiram o desafio, pelo segundo ano consecutivo. 

A boa nova é que faltando pouco mais de um mês do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2011 Alcoa - cuja participação no evento tem sido ininterrupto há cinco anos -, muito antes da junção dos congressos em um só, Sabesp e Vale, voltam a patrociná-lo na mesma categoria.  "Só palavras não vão exprimir o significado desta adesão", disse Marco Antonio Rossi, diretor da Mega Brasil e presidente do Congresso, que complementou: "Este motivo nos dá ainda mais gás para que façamos o delivery não apenas do maior, mas do melhor Congresso de Comunicação de todos os tempos."

Com a presença estimada de mais de 2 mil pessoas nos quatro dias de evento e atividades transferidas de datas para atender à demanda gerada pelo número de inscritos no período promocional, Marco Rossi trabalha de vento em popa. "É preciso fechar as últimas adequações para colocar o sistema de compras de pacotes do evento em dia e abrir as demais seções da página do evento para os congressistas em breve", disse. 

O #congresso3em1 será aberto oficialmente na solenidade depois da manhã de cursos, pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto. Ele vai falar sobre O papel da Comunicação no fortalecimento da reputação do Poder Legislativo. Mais informações sobre o evento no 11-5576-5600, pelo Twitter e na página do Facebook da Mega Brasil, além dos demais canais de comunicação da empresa.

Inscrições promocionais e atividades paralelas mudam calendário

Inovação, agilidade, velocidade. Ontem, a Mega Brasil mostrou o que é ter as capacidades requeridas pelo mundo da web 3.0!  Ao divulgar o #teaser com as novidades do #congresso3em1 a empresa deu uma reviravolta no que havia publicado anteriormente e, melhor que isso, passou a oferecer mais.  Marco Chiaretti que tinha a responsabilidade de abrir, sozinho, as atividades do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2011, pode respirar aliviado (acesse aqui o post sobre sua participação). 

No mesmo dia 24 de maio, das 9h às 11h30, congressistas e não congressistas – já que esta é uma atividade extra-evento – poderão optar também entre os cursos de vídeo-release como ferramenta essencial para a Assessoria Digital, dado em dupla, por Rodrigo Capella e Robhson Abreu (na foto abaixo, tirada em Belo Horizonte); e o de jornalismo indexado: como se preparar para ele em tempos de mídias sociais. Este último terá à frente esta que vos escreve
Capella e Abreu falarão sobre vídeo-release
“A intenção de trazer para o dia 24 estes dois cursos aconteceu para oferecer opções ao mercado, além de abrir espaço às demais atividades, porque as inscrições feitas durante o período promocional superaram todas as expectativas”, comemora o diretor da Mega Brasil e presidente do #congresso3em1 Marco Antonio Rossi

Palhinha pra ajudar na escolha

A seguir, os novos participantes explicam um pouco sobre o curso para ajudar na escolha dos que vão preferir um aos demais, já que ocorrem simultaneamente. Com a palavra, os novos professores do #congresso3em1.

Robhson e eu acreditamos que hoje não é possível fazer comunicação sem unir as ferramentas do PR Tradicional com o PR Digital. Estas ferramentas são, então, complementares. Apesar de a cultura do vídeo-release existir há alguns anos aqui no Brasil, agora, com a consolidação de plataformas digitais, como o Social Media Press Release, o video-release ganha ainda mais importância ao lado do podcast, texto, imagens e da própria social media. Em poucos anos mudou muita coisa na comunicação. Hoje em dia, a comunicação 2.0 exige que as empresas invistam cada vez mais em vídeos para agregar valores de inovação às suas marcas. O objetivo é facilitar o trabalho dos jornalistas, conquistar novos públicos e para fidelizar os existentes. O custo de produção de um vídeo-release é baixo, se comparado ao potencial de exposição do cliente e de viralização do material produzido”, disse Rodrigo Capella, sobre o curso de vídeo-release.

Vany Laubé: jornalismo indexado
 Minha vez: “O jornalismo indexado já se manifestava como tendência desde os motores de busca. A espiral descendente do jornalismo impresso como modelo de negócio fez com que a indústria buscasse soluções tecnológicas mais inteligentes. Em seu renascimento – que culmina com o lançamento dos tablets -, surge um jornalismo indexado, via ferramentas digitais mais amigáveis e integradas. Aplicativos começam a arquivar informações antes desconsideradas; comportamentos individuais de pesquisa e interação leitor/assunto, página, colegas de veículo e plataforma etc.. A frase “Você é o que você lê” nunca foi tão reflexiva de um momento atual e instigante sobre o futuro da profissão, notadamente em países onde a democracia compara-se a um frágil cristal. O curso mostra como as faculdades estão ensinando o jornalismo online aqui e lá fora,  que entidades são precursoras do jornalismo indexado, como estudá-lo e praticá-lo. Um modelo de ferramenta criado para jornalismo indexado será mostrado também”. 

Pronto. Com o post inteiro do Chiaretti, e, agora, a defesa de cada novo participante, quem escolhe o curso para fazer no dia 24 de maio é você. 

Acompanhe diariamente a página do #congresso3em1. A qualquer momento, novidades nas seções inscrições, notícias e muito mais. Até lá, tudo sobre o maior evento do gênero da América Latina pode ser acompanhado pelos veículos de comunicação da Mega Brasil, a começar aqui mesmo, do blog. Não perca!