terça-feira, 24 de abril de 2012

Anuário, também em versão online, revela: mercado cresceu e amadureceu nos últimos 10 anos


No dia 30 de maio, depois que o jornalista e diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, fizer sua conferência “O hoje e o amanhã no jornalismo brasileiro”, os cerca de 1200 congressistas esperados para este ano no #congresso4em1 vão ser apresentados a mais nova edição do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012.

A cerimônia promete revelar números importantes do mercado de comunicação corporativa, que, segundo disse a coordenadora editorial Maria Helena (Lena) Miessva, cresceu e amadureceu muito nos últimos dez anos. “O anuário é a primeira iniciativa realizada para mapear o mercado da comunicação corporativa, seu real tamanho ou o mais próximo dele na economia brasileira”, disse.  Com os números guardados a sete chaves para o grande dia, Lena adiantou que a nova edição contempla quase 600 agências no Brasil todo, com atuação mais concentrada no eixo Rio-São Paulo.  Destas, mais da metade respondeu à pesquisa de indicadores e, para sua surpresa, apresentou-se como criada entre 2000 e 2010 e/ou gerada a partir de fusões ou compra por agências multinacionais.  Lena disse ainda que o amadurecimento do mercado aponta para a criação de uma nova categoria profissional; o consultor. “Este profissional traz uma bagagem de conhecimento e experiência e ele está optando por este modelo de negócios”, disse.  

Este ano, a publicação apoiada por Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, com a colaboração da Maxpress,  passa a existir também em versão online, atendendo a uma demanda cada vez mais crescente. “Lançamos oficialmente o site do anuário em janeiro, com quatro guias: Áreas de Comunicação Corporativa de Empresas e Instituições Fornecedores de Produtos e Serviços de ComunicaçãoConsultores em Comunicação Corporativa; e Quem Atende Quem em Assessoria de Imprensa.

A edição impressa, que será entregue a todos os participantes do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2012, contempla reportagens, indicadores setoriais, ranking das agências de comunicação e a seção Destaque, que reúne os anunciantes.  

Participarão da noite de lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012 os inscritos no 15º Congresso Mega Brasil de Comunicação e convidados. O evento tem como principais patrocinadores a Embraer e a GM, além de o apoio de importantes marcas como Ambev, Iveco, Bayer, Banco do Nordeste do Brasil, Bradesco, Boehringer Ingelheim, Itaú, Mc Donald’s e Unimed-Rio. As principais agências de comunicação do País também estão entre os patrocinadores do evento, como Andreoli MS&L, CDI, CDN, FSB, Grupo TV1, In Press Porter Novelli, Ketchum, Máquina PR, Ogilvy PR, Planin, RP1, S/A Comunicação, S2 Publicom e Textual.  As inscrições podem ser feitas pelo hot-site do evento, com novidades também divulgadas pelo  blog, twitter e Facebook.