No dia 30 de maio, depois que o
jornalista e diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, fizer sua
conferência “O hoje e o amanhã no jornalismo brasileiro”, os
cerca de 1200 congressistas esperados para este ano no #congresso4em1 vão ser
apresentados a mais nova edição do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012.
A
cerimônia promete revelar números importantes do mercado de comunicação
corporativa, que, segundo disse a coordenadora editorial Maria Helena (Lena)
Miessva, cresceu e amadureceu muito nos últimos dez anos. “O anuário é a
primeira iniciativa realizada para mapear o mercado da comunicação corporativa,
seu real tamanho ou o mais próximo dele na economia brasileira”, disse. Com os números guardados a sete chaves para o
grande dia, Lena adiantou que a nova edição contempla quase 600 agências no
Brasil todo, com atuação mais concentrada no eixo Rio-São Paulo. Destas, mais da metade respondeu à pesquisa de
indicadores e, para sua surpresa, apresentou-se como criada entre 2000 e 2010 e/ou
gerada a partir de fusões ou compra por agências multinacionais. Lena disse ainda que o amadurecimento do
mercado aponta para a criação de uma nova categoria profissional; o consultor.
“Este profissional traz uma bagagem de conhecimento e experiência e ele está
optando por este modelo de negócios”, disse.
Este
ano, a publicação apoiada por Abracom -
Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Aberje - Associação Brasileira de
Comunicação Empresarial, com a colaboração da Maxpress, passa a existir também em versão online,
atendendo a uma demanda cada vez mais crescente. “Lançamos oficialmente o site do anuário
em
janeiro, com quatro guias: Áreas de Comunicação Corporativa de Empresas e
Instituições; Fornecedores de Produtos e Serviços de
Comunicação; Consultores em Comunicação Corporativa; e Quem
Atende Quem em Assessoria de Imprensa.
A edição impressa,
que será entregue a todos os participantes do Congresso Mega Brasil de
Comunicação 2012, contempla reportagens, indicadores setoriais, ranking das
agências de comunicação e a seção Destaque, que reúne os anunciantes.
Participarão da noite de lançamento do Anuário
Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012 os inscritos no 15º Congresso Mega
Brasil de Comunicação e convidados. O evento tem como principais patrocinadores
a Embraer e a GM, além de o apoio de importantes marcas como Ambev, Iveco,
Bayer, Banco do Nordeste do Brasil, Bradesco, Boehringer Ingelheim, Itaú, Mc
Donald’s e Unimed-Rio. As principais agências de comunicação do País também
estão entre os patrocinadores do evento, como Andreoli MS&L, CDI, CDN, FSB,
Grupo TV1, In Press Porter Novelli, Ketchum, Máquina PR, Ogilvy PR, Planin,
RP1, S/A Comunicação, S2 Publicom e Textual.
As inscrições podem ser feitas pelo hot-site do
evento, com novidades também divulgadas pelo blog,
twitter
e Facebook.