segunda-feira, 28 de março de 2011

O despertar de um Truman Capote ou Joel Silveira no encontro com escritores jornalistas

"Impressionado". Assim descreveu-se Audálio Dantas, um dos mais importantes e reconhecidos profissionais da história do jornalismo brasileiro e curador do Encontro com Jornalistas Escritores, durante a breve entrevista concedida ao blog do #congresso3em1 sobre a atividade – inédita – que a Mega Brasil Comunicação trará para o Congresso este ano. O motivo? O crescente interesse de jovens de todo o Brasil no jornalismo literário.

“A reportagem com técnica literária foi um estilo criado e consolidado por Truman Capote, nos Estados Unidos, que, no Brasil, tornou-se muito conhecido pelas mãos de Joel Silveira. Apesar de estar nos currículos das faculdades de Comunicação, quando realizamos a primeira versão deste encontro, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), foi enorme a procura, em especial por estudantes de outros Estados”, disse entusiasmado, sem deixar de mencionar sucessos de outro escritor que usa e abusa do jornalismo literário, Fernando Morais. Para Audálio Dantas, isso se deve ao fato de entre as técnicas jornalísticas aplicadas a outro modo de expressão a do jornalismo literário ser a mais de mais fácil ensino e compreensão.

Já confirmaram presença para as quatro mesas redondas os jornalistas escritores Antonio Torres, Caco Barcellos, Eliane Brum, Laurentino Gomes, José Hamilton Ribeiro, Juca Kfouri, Maurício de Sousa, Moacir Japiassu, Ricardo Kotscho, Ziraldo e Zuenir Ventura. Eles vão discutir como alinhar as informações prestadas pelas fontes à qualidade do texto, tornando-o literário. Os novos aspirantes a Capotes e Silveiras da plateia não perdem por esperar. Anotem na agenda: os Encontros com Escritores Jornalistas acontecerão nas manhãs e noites dos dias 25 e 26 de maio, períodos em que não haverá programação de palestras e conferências do Congresso. Vale a pena conferir!