quinta-feira, 5 de maio de 2011

O nosso "Lombardi", que, além da voz, mostra a cara e a versatilidade



Ele é a voz que apresenta as vinhetas dos programas e boletins da Rádio Mega Brasil online – mas, diferentemente de um legendário Lombardi, quem esteve em uma das últimas dez edições do Congresso de Comunicação Corporativa da Mega Brasil já esbarrou, e várias vezes, com Ulisses Rocha

Sempre à caráter, é ele quem, na maioria das vezes, apresenta o cerimonial de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação.  Em outras oportunidades, lidera ainda a equipe que grava os vídeos institucionais da casa – inclusive a edição de 2006 – da qual destaca-se o vídeo abaixo, quando do lançamento da rádio e do Jornal da Comunicação Corporativa na internet. 



Desta forma eclética, sozinho ou com sua equipe, Ulisses Rocha tem participado agora #congresso3em1 e mantêm uma parceria de longa data. “O Edu Ribeiro e o Marco Rossi deixaram de ser clientes há anos, tornaram-se amigos. Admiro-os pela competência e excelência profissional”, disse.  


Jornalista há 20 anos, Ulisses Rocha iniciou tarde na profissão.  “Comecei minha vida como office-boy na Rua Aurora, no centro de São Paulo, para virar guia de turismo local, na cidade e desenvolver uma longa carreira na área turística”.  Por gostar de comunicação e ter uma boa voz, matriculou-se um curso de locução no Senac, em 1986, enquanto paralelamente fazia alguns trabalhos na área. Depois do curso, formou-se em jornalismo, partindo de vez para o mercado.  “Trabalhei na extinta TV Manchete, na TV Bandeirantes, Rede Record, Rede TV!, CNT e atualmente sou repórter especial do SBT Repórter”.   


A história como ela é

“A organização dos congressos da Mega Brasil é muito criteriosa. Mas o que sempre dá certo susto é quando o cerimonial de alguma autoridade, por exemplo, muda o que estava planejado.  Numa ocasião, Eduardo Ribeiro foi tirado às pressas da mesa, porque chegou o Governador, que não confirmara presença. Tive de apresentar uma parte do evento quase que no improviso. Isso é muito comum, quando há alterações de última hora. Mas o que é importante é que os organizadores priorizam os convidados. Se falta alguém, por algum imprevisto, o Eduardo e o Marco estão sempre de stand by.  E há o inverso, também, pois sempre há uma autoridade de peso que aparece de última hora para prestigiar o evento.


Além disso, é sempre uma honra estar presente às homenagens, feitas aos mais importantes nomes da comunicação brasileira.  Estou certo que presencio, muitas vezes, parte da história. Há cerca de três/quatro anos foi entregue o Prêmio Personalidade da Comunicação a Octávio Frias de Oliveira. Poucos meses depois do evento ele faleceu. Esse fato vai ficar na minha memória, principalmente por ver uma das últimas aparições em público deste importante nome da comunicação no país.”

Este ano, o Prêmio Personalidade da Comunicação acontecerá segundo esta programação. Não perca. Se você ainda não se inscreveu, aproveite para garantir daqui seu lugar e participar você também deste momento da história da comunicação.