quinta-feira, 18 de abril de 2013

Relações Governamentais e lobby são tema de palestra de Gilberto Galan no #congresso4em1

A Comunicação no Setor Público é uma das vertentes cobertas pelo Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013, que, desde o ano passado tornou-se o #congresso4em1 em função de abordar, além dela, a Comunicação Corporativa, o Marketing e a Comunicação Digital. Com a proximidade das eleições presidenciais, cresce o interesse das empresas e profissionais sobre o tema que envolve as Relações Governamentais e o Lobby.

Para falar sobre oportunidades de carreira e os desafios éticos ligados à profissão, ninguém mais gabaritado do que o professor Gilberto Galan. Depois de uma bem-sucedida carreira empresarial na área de Relações Governamentais, ele, que também dirige a Galan & Associados por meio da qual dá consultoria empresarial, passou a dar aulas nos cursos de pós-graduação e MBA na ESPM e na Aberje, entidade da qual, inclusive, é membro do Conselho Deliberativo. Galan vai falar ensinar ao profissional de Comunicação/RP a fazer um upgrade de carreira, e abordar os desafios que ele/ela  vai enfrentar num cotidiano que envolve o interesse público versus o privado, além dos dilemas, limites e riscos de certas práticas.

No final do ano passado, Galan lançou o livro Relações Governamentais & Lobby – Aprendendo a Fazer no qual explica a diferença entre fazer Relações Governamentais e Lobby. Para ele, é possível seguir a carreira a desenvolvê-la de forma ética e eficaz. "No lobby, a principal característica é a persuasão, tendo como objetivo influenciar políticas públicas, as decisões governamentais, a legislação e a regulação. Já em Relações Governamentais, o profissional atua na formulação e execução de estratégias e ações para manter um diálogo profissional e ético com o Governo", disse.

A palestra, de número 25, acontecerá no dia 25 de Abril, das 14h às 15h10, na sessão 9 do Congresso, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Se você ainda não fez sua inscrição, clique aqui e garanta seu lugar. As inscrições para o #congresso4em1 encerram-se no dia 22, às 12h.

Sala VIP terá pré-lançamento da Boxnet e Elemídia

O Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013, mais especificamente a Sala VIP do #congresso4em1, será palco do pré-lançamento da Sala de Situação.   O produto é um desenvolvimento conjunto da Boxnet -- empresa do grupo Maxpress -- com a Elemídia Empresas, e reúne toda a expertise da primeira de monitorar, classificar  e oferecer conteúdo informacional de interesse de organizações, à tecnologia dos monitores da segunda.

Segundo Sérgio Franco, presidente da Boxnet, que falou com exclusividade a este blog, o objetivo da Sala de Situação é diminuir o tempo de tomada de decisão de empresas frente a uma informação de mercado sobre sua marca, seus produtos ou resultados financeiros.  "É exponencial a velocidade com que informações sobre você, sua marca  ou empresa circulam pelos mais diferentes veículos de comunicação, tradicionais ou não.  Com a Sala de Situação, pretendemos municiar os gestores de comunicação de mais tecnologia para que seu público interno tenha as informações tão rapidamente quanto sejam necessárias as ações a serem tomadas para reforçar mensagens positivas ou fazer esclarecimentos quanto a potenciais situações problemáticas", explicou.

Por trás do lançamento está a intenção de o grupo Maxpress, parceiro de longa data da Mega Brasil e do Congresso Mega Brasil de Comunicação, de acabar com o estigma de crise que existia no meio corporativo. "Antigamente se falava em monitorar informações para resolver uma situação de crise, mas o mercado corporativo já entendeu que o casamento da tecnologia com a internet gerou um  processo de engajamento maior e muito mais veloz tornando cada dia um dia potencialmente de crise. Nosso produto vai permitir aos gestores da Comunicação empresarial intervir muito mais rapidamente ao que estiver acontecendo", complementou Franco.

A Sala de Situação é modular e taylor made. Partindo de quatro telas, pode chegar a 32, dependendo da necessidade de cada organização. Sua apresentação será feita em primeira mão junto ao seleto público que circulará pela Sala VIP do congresso, por onde passarão todos os painelistas e palestrantes do evento, além de convidados especiais.  

Sarau abre lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa