quarta-feira, 30 de março de 2011

M2C: Bem-vindos, as mídias sociais estão mortas

A indústria das mídias sociais. Seu estado atual e o motivo pelo qual mesmo empresas consideradas bem-sucedidas tendem ao fracasso

Desta forma, Nils Anders, fundador do Brands Science Institute e organizador da Conferência Marketing 2.0, coberta pelo gerente de Comunicação Digital Wallace Baldo, da Ketchum Estratégia, com exclusividade, para a rádio Mega Brasil online, abriu o evento, que acontece esta semana em Paris.

A princípio desconsertante, o tema tem sido alvo de constantes discussões na #TL (timeline) do twitter. Envolve a questão de uma nova bolha, semelhante à que vimos e vivemos em 1999/2000. Desta vez, não seria sobre a internet como a conhecemos pela primeira vez, a web 1.0, mas sobre o fenômeno das mídias sociais, seu poder de engajamento e, consequentemente, dos resultados de negócios advindos da migração das ações de marketing das redes de broadcast para o socialcast.

Por ser um dos assuntos que podem movimentar o #congresso3em1 daqui a pouco mais de 50 dias, o #blog resume, a seguir, o conteúdo apresentado por Anders, que, segundo Wallace Baldo, resultou de um estudo feito pelo instituto.
• A quantidade de ações de mídias sociais que falham é de 87%.
• Este resultado ruim decorre de 79% das ações existirem sem política de moderação.
• 91% destas ações alocam orçamentos de forma equivocada.
• Além disso, 70% das empresas não definem objetivos de negócios com suas ações de mídias sociais.
• Por fim, existe pouco investimento das empresas em treinar quem vai usar as ferramentas das mídias sociais, gerando erros de ideia e estrutura.
O estudo revelou ainda que existe uma concentração enorme de resultados positivos de ações na mão de poucos: 7% das agências respondem por 89% das campanhas bem-sucedidas. Com isso, não é difícil concluir que marcas não alicerçadas por agências precisam tomar cuidado com as pessoas que contratam para cuidar de seus perfis em mídias sociais. "Afinal, se um planejamento fraco e a execução mal feita estão matando a web social, a reputação destas marcas também pode estar em perigo", disse Baldo, traduzindo Nils Sanders. (Texto de Vany Laubé, com base em podcast de Wallace Baldo, imagem de divulgação do site do evento)

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